A candidatura de Efraim e o fracasso dos ‘grandes’ do futebol

Quem diria, os clubes de futebol profissional da Paraíba – Nacional(P), Sousa e até o desconhecido Internacional – começaram o Campeonato Paraibano dando as cartas no certame. Longe daqui, em Maceió exatamente, o sertanejo senador Efraim Morais deu uma entrevista exclusiva ao WSCOM Online projetando sua ascensão como candidato pra valer ao Governo do Estado – outra disputa importante no estado.

Sei que uma coisa (o futebol) não tem nada a ver com a outra (a política partidária), mas pelo menos um aspecto nos dois casos se parecem: são valores sertanejos dando as cartas na mesa das duas esferas distintas.

Tudo bem que falta muito ainda para o final do campeonato, mesmo assim ouso dizer que, desde algum tempo valores do Sertão significam dizer que é preciso respeitar a performance de quem representa esse campo geográfico comumente a se impor pela luta que, como disse Euclides da Cunha, “o sertanejo é antes de tudo um forte’.

Guardadas as proporções o que se viu foi o seguinte: mesmo com o maior volume de investimentos dos clubes mais fortes (Botafogo, Campinense e Treze) nada disso tem intimidado os clubes de Patos (Nacional), Sousa (homônimo) e Internacional (este merece um tratamento especifico porque vem de Santa Rita) porque, ultimamente, tem muito japonês em campo.

Ora, todos sabem que vencer Nacional e o Sousa jogando em casa não é fácil, mas neste domingo surgiu uma novidade – o Internacional que, salvo juízo de valor equivocado, significa na pratica a presença do ex-Santa Cruz de Santa Rita agora com apoio financeiro de europeus interessados em revelar bons jogadores na Paraíba para vende-los aos clubes da Europa.

Dito tudo isso, voltemos ao senador Efraim Morais – neste fim-de-semana em Maceió lançando o Interlegis. mas anunciando que chega nesta semana para começar a tratar de sua candidatura ao Governo.

Efraim sabe que disputar governo não é como querer comer tapioca na hora porque exige paciência e muito raciocínio para superar as dificuldades, mesmo assim o parlamentar se diz pronto e disposto visando estruturar sua candidatura.

O fato é que sua candidatura só tem chances se tiver apoio do governador C
Cássio, do senador Cícero Lucena (também interessado) e de outros aliados porque sozinho ninguém ganha uma disputa tão complexa quanto a de Governo.

Sendo como for, os sertanejos estão danados de valente e dispostos a muitas conquistas.

Wilson Santiago, o Senado e a conjuntura

No contexto da disputa de 2010, tanto para o Governo quanto no Senado, ainda tem muita coisa em curso para acontecer. Uma delas atende pelo nome do deputado federal Wilson Santiago agindo desde hoje na intenção de estar compondo a chapa majoritária ao lado do senador José Maranhão (ao Governo) ou outro nome do PMDB – no caso disputando o Senado.

Santiago sabe que não é fácil consolidar esse projeto, mas a condição de ser o deputado federal com maior numero de apoio de prefeitos no estado ( 62 ao todo) lhe garante um desempenho bem mais a frente do que noviços políticos na area.

O parlamentar sertanejo admite que Vital Filho é seu principal concorrente – levando em conta a projeção de que no Senado uma outra vaga será negociada com outro partido – mesmo assim está disposto e se preparando para o embate.

Umas & Outras

…Dia 24 próximo tem show do Capim Cubano quando será gravado seu novo DVD. O grupo pegará uma boa carona do projeto “Estação Nordeste”, da Prefeitura de João Pessoa com direito a um charme especial: vai contar com a presença de Zé Ramalho, ultimamente em veraneio na praia de Areia Dourada, cantando “Frevo Mulher”.

…Nesse dia tem ainda a participação de Beto Brito.

…Volto a repetir: tem um grupo musical chamado “Fim de Feira” – de origem recifense mas com raiz no município da Prata / Monteiro, no cariri paraibano – com desempenho arretado e muito acima da média atual. Bruno Lins é o nome do líder do grupo e cabra com condições de grandes vôos.

…Tem um restaurante na praia do Cabo Branco, vizinho ao prédio do SESC, que produz a culinária internacional mais bem desenvolvida sobre as comidas regionais do Nordeste. É engenho e cultura de muita qualidade com preço convidativo, como pude atestar. Imperdível.

…O governador Cássio esteve com Aécio Neves conversando sobre o futuro. Tem tudo a ver com novidades à frente.

… O SEBRAE/PB deve conviver nos proximos dias com diversas novidades.

Última

“A letra A tem meu nome/
dos sonhos eu sou o amor…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo